03 março 2010

Camafeu

Ingredientes para a massa :


250 g de nozes
300 g de açucar
7 gemas
2 claras em neve
e mais nozes inteiras para enfeitar

Modo de fazer:
Levar ao fogo o açucar com uma xícara de água e deixar ferver até o ponto de fio. Junte as nozes moídas , misture bem e retire do fogo. Espere esfriar um pouco e junte as gemas e as claras batidas em neve.
Retorne com a panela ao fogo , mexendo sempre até aparecer o fundo da panela.
Retire do fogo, coloque num pirex untado com manteiga e espere esfriar de um dia para o outro.
No dia seguinte prepare o fondant . Faça bolas do tamanho de uma noz e passe-as pelo fondant com a a juda de 2 garfos. Assim que retirar coloque metade de uma noz sobre cada camafeu. (tem que ser na hora porque depois o fondant endurece )

FONDANT :
Um fondant pronto uma colher de sopa de licor de laranja para dissolver em banho maria e junte um pouco d e corante alimentício lilás da wilton.
( o fondant pronto não é caro e vale a pena porque sempre sai certinho )

Mas se quiser experimente  essa receita :
1 k de açucar de confeiteiro
1 xícara de água morna
1 colher de chá de felatina em pó sem sabor
5 colheres de leite de coco

Modo de fazer :
Dissolva a gelatina na água morna e junte ao açucar 5 colheres de sopa dessa gelatina dissolvida e as 5 colheres de sopa de leite de coco. Leve ao banho maria , espere dissolver bem e pode usar para cobrir os camafeus.
boinha.com.br

2 comentários:

Stella disse...

Oi Eliane
Li sua receita de camafeu e vc indica usar fondant pronto. Sou super nova em matéria de docinhos e gostaria que vc me indicasse uma marca que seja gostosa, bem gostosa.
Obrigda
Stella

Eliana Lopes disse...

Olá Stella tudo bem? Olha a massa que gosto de usar é a Fondant Mix, mas a Arcolor lançou a Fond Fácil que não precisa ir ao fogo tem uma textura suave e seca rápido. Eu ainda não usei mas uma amiga usou e disse que gostou muito. Beijocas no coração!!

 

Água na Boca Template by Ipietoon Cute Blog Design