27 julho 2009

GUACAMOLE

O Brasil é um dos únicos países do mundo que utilizam o abacate quase que exclusivamente em preparações doces. No restante do mundo ele é muito utilizado em saladas, molhos e cremes.
Um dos maiores exemplos é a Guacamole, um dos ícones da culinária mexicana!
Guacamole é um molho cremoso e consistente, típico do México. Com preparação simples, é indicado para ser servido com batatas, aves, burritos, tacos e tortillas.
A pimenta é opcional, porém coloquei na receita pois acho que deixa o prato mais saboroso e representativo. É excelente para servir como antepasto ou só como pretexto para uma boa conversa e uma boa cerveja!

Ingredientes:
- 3 abacates médios maduros
- 1 tomate em cubinhos
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado e amassado com 1/2 colher (chá) de sal
- 1 pimenta-malagueta sem sementes e picada (opcional)
- 1 e 1/2 colher (sopa) de suco de limão- 2 colheres (sopa) de coentro fresco picado- pimenta-do-reino

Modo de Preparo:Corte os abacates ao meio, retire a polpa com uma colher e coloque em uma tigela. Adicione os ingredientes restantes e misture até ficar uniforme. Tempere com pimenta a gosto.
Você pode servir com batatas ou aves. A sugestão do Oba é servir Guacamole com tortillas chips. Infelizmente o Doritos natural saiu do mercado. Eu comprei tortillas da marca Casa Fiesta, americanas. São mais caras, mas compensam o sacrifício!

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e fibras. Ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório e a pele. É rico em ácido fólico, que ajuda a prevenir defeitos congênitos, e potássio, que é indicado para fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrame.
O abacate tem alto teor de antioxidantes e contém uma substância única que combate as bactérias e os fungos. Equilibra o funcionamento do fígado e acalma o sistema nervoso.
Então, com todas estas qualidades que o abacate apresenta, está na hora de começarmos a utiliza-lo de outras maneiras. Saladas, vinagretes e molhos são apenas algumas das sugestões!
fonte:http://obagastronomia.com.br/

0 comentários:

 

Água na Boca Template by Ipietoon Cute Blog Design