Azeites aromatizados
Uma bela e deliciosa maneira de aproveitar todos os benefícios do azeite de oliva: aromatizá-lo! Uma técnica que aguça a criatividade de qualquer gourmet!Estes azeites, usados com sabedoria, tranformam um prato simples em uma refeição inesquecível! São utilizados como molho, finalização de pratos e decoração.
Podem ser processados com o ingrediente de sabor (principalmente os usados em decorações) ou não. Normalmente, costuma-se aquecer levemente o azeite junto ao agente aromático.
Para guardar você terá que esterilizar bem os potes que usará! Para isto, ferva-os e deixe escorrer bem.
As ervas usadas devem ser lavadas e secas ao extremo. O azeite não deve conter umidade!
Passarei os três que mais utilizo: uma variação do azeite provençal; azeite de alho, tomilho e salsão e azeite de pimentas.
Para o primeiro, vocês usarão tomilho, alecrim, manjericão (em substituição a manjerona, característica do azeite provençal) e zester (raspas) de laranja. Aqueça levemente todos os ingredientes e passe-os para o vidro.
No segundo, como gosto muito da combinação tomilho e louro, uso-a em azeite, enriquecido com alho. Descasque o alho e ferva por 5 minutos. Aqueça uma panela pequena e toste ligeiramente o alho. Junte os demais ingredientes; aqueça brevemente e coloque no pote.
Aqui uma preciosa dica: deixe o tomilho secar e processe com louro (sem o talo central) e sal. Você terá um dos melhores sais temperados que conheço!
O terceiro é um azeite de pimentas, muito bom para ser usado em carnes. Use pimentas branca em grãos; preta em grãos; Jamaica em grãos; rosa em grãos e pimenta calabresa. Quebre-as um pouco e aqueça com o azeite. Passe para o recipiente.
Feito corretamente, durará 2 meses em geladeira. Não coloquei proporções…deve-se usar o bom senso. Ervas mais fortes em menor quantidade e mais suaves em maior. É uma questão pessoal!
fonte:http://obagastronomia.com.br



.jpg)
.jpg)
.jpg)














(Receita de pectina: Coloque 4 xícaras de água e 1 quilo de maçãs ácidas verdes sem casca e sem sementes numa panela até ferver. Fogo baixo. Deixe cozinhando por 1 hora em fogo baixo até que as maçãs estejam bem macias .Faça o teste para ver se está pronto: Coloque uma colher de chá das maçãs cozidas em um copo . Deixe esfriar e adicione 3 colheres de chá de álcool.Agite e espere 1 minuto: verifique se formou uma pelota gelatinosa de consistência firme, em caso negativo, ferva um pouco mais.Coe em seguida em saquinhos de nylon (eu comprei um par de meias de nylon daquelas curtinhas e uso para isso), ou usando duas espessuras de musseline sobre uma peneira.Ferva o suco que foi coado novamente e guarde num vidro quente e esterelizado . Dura 4 meses.)







