20 maio 2009

Bolo floresta negra

Para o pão de ló

Ingredientes

4 ovos
6 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de maisena
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar


Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma de fundo removível (22 cm de diâmetro) com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

2. Numa batedeira, junte os ovos e o açúcar e bata em velocidade alta por 10 minutos.

3. Enquanto isso, passe três vezes os ingredientes secos por uma peneira.

4. Depois dos 10 minutos, retire a tigela da batedeira e acrescente a essência de baunilha ao creme.

5. Adicione os ingredientes peneirados ao creme e misture delicadamente. Cuidado para não misturar demais, pois a massa pode perder a leveza.

6. Transfira a massa para a fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido. Deixe assar por 20 minutos. Para verificar se está assado, espete um palito no centro do bolo. Se o palito sair limpo, o bolo está no ponto.

7. Retire o bolo do forno e deixe esfriar. Reserve.

Para a calda

Ingredientes

1/4 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar
60 ml de Kirsh (aguardente de cereja)


Modo de Preparo

1. Numa panela pequena, junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Quando ferver, deixe cozinhar por 1 minuto.

2. Desligue o fogo e reserve a calda.

Para o recheio

Ingredientes :700 ml de creme de leite fresco
20 cerejas em calda
100 g de chocolate meio amargo


Modo de Preparo

1. Numa batedeira, coloque o creme de leite fresco e bata em velocidade alta por 3 minutos ou até o ponto de creme chantilly. Cuidado para não bater demais, pois o creme chantilly pode virar manteiga.

2. Separe 8 cerejas bem bonitas para a decoração. Com uma faquinha, corte as cerejas restantes ao meio. Reserve.

3. No ralo grosso, raspe o chocolate meio amargo. Reserve as raspas.

4. Retire a lateral da fôrma removível. Corte o bolo ao meio horizontalmente. Para isso, corte um pedaço de fio um pouco maior que o diâmetro do bolo, segure uma extremidade em cada mão, contorne o bolo com o fio e cruze, puxando vagarosamente até cortar uma camada.

5. Transfira uma das metades do bolo para um prato raso. Com a ajuda de uma colher, regue a metade do bolo que está no prato com a calda reservada.

6. Com uma espátula, espalhe 1/3 do creme chantilly sobre o bolo regado com a calda. Distribua as cerejas sobre o creme chantilly e cubra com a outra metade do bolo. Em seguida, regue com o restante da calda.

7. Reserve um pouco de creme chantilly para a decoração e cubra o bolo com o creme restante.

8. Para cobrir, coloque colheradas de chantilly sobre o bolo e espalhe com uma espátula. Ao espalhar a cobertura, procure seguir sempre o mesmo sentido para evitar que farelos de bolo sujem o creme. Com a ajuda da espátula, vá cobrindo a lateral do bolo, espalhando sempre no mesmo sentido.

9. Alise toda a superfície do bolo, usando a espátula, e cubra eventuais defeitos com o creme chantilly.

10. Pegue um punhado de raspas de chocolate com uma das mãos e grude em toda a lateral do bolo. Faça isso rapidamente, pois o calor da mão derrete o chocolate.

11. Com a ajuda de uma colher, coloque o creme chantilly restante dentro de um saco de confeitar com o bico pitanga. Para decorar, marque a superfície do bolo levemente com uma espátula, como se fosse cortar em 8 pedaços iguais.

12. Em seguida, pegue o saco de confeitar e faça 8 rosas sobre a superfície do bolo, próximas à borda. Para fazer as rosas, segure o saco de confeitar com a mão inclinada, apóie o bico de confeitar delicadamente em um ponto e faça um movimento circular, com a mão, formando uma pequena espiral.

13. Com cuidado, coloque as cerejas inteiras reservadas sobre cada uma das espirais feitas com o creme chantilly. Leve o bolo à geladeira e conserve-o lá até o momento de servir.

2 comentários:

Sfs90 disse...

me dio hambre!!!

Anônimo disse...

Lili ontem eu vasculhei quase tudo por aki, mas nao deixei recado por nao ter feito login. Voltei hoje so pra dizer que maravilha seu blog. Sou apaixonada por doces e nao perderei tempo, farei essa floresta negra hoje. Abraços.

 

Água na Boca Template by Ipietoon Cute Blog Design