24 junho 2009

Mitos e verdades: água com gás

Água é excelente de qualquer modo – mas a água com gás pode ser inserida no seu dia-a-dia para dar umas bolinhas a mais de prazer
Flávia Pegorin

Tem quem adore o efeito das bolhas na boca e seja fã incondicional da água com gás. E tem que não curta muito esse diferencial. Só não vale ser aquele tipo de gente que se apega em mitos para acreditar que a água com gás é “pior” do que a natural. A nutricionista Samara Regina Andrade, de São Paulo, tira dúvidas muito comuns quando se trata da água gasosa.

A água com gás é diferente da natural? Verdade
A água com gás contém gás carbônico na composição. Hoje, a maioria das marcas à venda em mercados é do tipo gaseificada artificialmente, um processo industrial igual ao dos refrigerantes, no qual retira-se o oxigênio do líquido e injeta-se, no lugar, o gás carbônico, para dar o efeito frisante. Mas existe também a água com gás natural – chamada carbogasosa ou carbonatada. Essa surge do aquecimento subterrâneo. As fontes em geral ficam em regiões próximas de vulcões ou onde a camada de magma está mais próxima da superfície terrestre. Ali, os dutos de magma atravessam as rochas até alcançarem os aquíferos, que são reservatórios subterrâneos de água, e então o calor intenso quebra as moléculas dos minerais contidos na água, liberando vapores e incorporando os gases ao líquido naturalmente. O gás, nesse tipo de água, é bem mais suave.

Então a água com gás não é tão saudável quanto a natural? Mentira
A água com gás tem as mesmas propriedades de hidratação que a água sem gás, a água natural. E como forma de manter o corpo hidratado – com algo entre 1 e 2 litros de líquidos diariamente – optar pela água com gás é uma boa forma de variar. Ela só não pode ser a única fonte de hidratação, pois o gás em excesso pode acabar irritando a mucosa do estômago das pessoas que já são predispostas a problemas gastrintestinais.
A água com gás engorda e nos deixa inchados? Mentira
Água, sendo com ou sem gás, não possui calorias. Portanto, não engorda nem incha. Muitos se confundem com isso porque os refrigerantes, esses sim, engordam – mas não é o gás o responsável por isso, e sim as calorias do açúcar contido na bebida.
A água com gás servida com o cafezinho serve para “limpar” a boca? Verdade
Aquele copinho de água com gás que hoje acompanha os cafezinhos em bares e restaurantes mais sofisticados não deve ser bebido depois do café, mas sim antes, para limpar as papilas gustativas. Como as papilas são sensíveis, quando “limpas” nos permitem aproveitar melhor o sabor do cafezinho. Aliás, a água com gás funciona da mesma forma para os vinhos – bebendo um pouquinho antes, o sabor da bebida é melhor apreciado.

0 comentários:

 

Água na Boca Template by Ipietoon Cute Blog Design