29 junho 2009

DICAS PARA FESTAS

Sempre há um motivo para comemorar! Que seja uma data especial,
uma vitória, tudo deve ser planejado com antecedência.

Para ajudar um pouquinho, dê uma olhada nestas dicas:

Bolos, Doces e salgadinhos: O cálculo do bolo para um jantar com sobremesa é de mais ou menos 60grs por pessoa. Para um evento sem sobremesa é de 100grs. Quando servimos somente coquetel, deve-se contar de 12 a 15 salgados por pessoa; e se houver jantar completo, calcula-se uma média de 6 salgados por pessoa.Para os docinhos quando são servidos depois da sobremesa, calcula-se 3 por pessoa; sem sobremesa calcula-se de 5 a 6 docinhos por pessoa.
Bebidas:O ideal é conhecer um pouco a preferência dos convidados.Prepare algum drinque sem álcool para os abstémios, não deixe faltar refrigerantes (não esqueça a linha light/diet) e água mineral gelada.O bom anfitrião tem que pensar, antes de tudo, nos convidados! Siga as dicas:Os vinhos podem ser servidos antes, durante e depois das refeição. Se o vinho for o convidado especial, calcule 1/2 garrafa por convidado.
Os brancos caem bem com peixe e pratos que tenham sido preparados com vinho branco. Alguns combinam com as sobremesas e as frutas e, nesse caso, substituem os vinhos do Porto e os tipo Moscatel.Os vinhos brancos são servidos frescos ou gelados mas cuidado ao gelar demais, para que não percam o sabor.
Os vinhos tintos ficam perfeitos acompanhando carnes, aves, queijos e molhos fortes, e são servidos em temperatura ambiente.
O vinho rosado fica ótimo quando servido bem fresco e nos dias quentes, podendo ser apreciado do começo ao fim da refeição. Sirva bem gelado.
Champanhe é delicioso, ainda mais se for Brut, mas pode tranquilamente ser substituído por um bom Prosseco.
O conhaque, as aguardentes e os licores são servidos depois do café, ao final de qualquer refeição.No dia marcado, antes dos convidados chegarem, tudo já deve estar em ordem! Nada pior do que ter que sair para comprar alguma coisa, com os convidados já em casa.

0 comentários:

 

Água na Boca Template by Ipietoon Cute Blog Design