03 agosto 2011

Croque-Monsieur: Sanduíches de Queijo Gratinados

Para 4 sanduiches

ingredientes

8 fatias de pão
200 a 250 gramas de algum queijo forte: gruyère, ementhal, provolone etc.
Manteiga para passar nos pães
60 gramas de manteiga (1/4 de copo)
½ copo de farinha de trigo
2 copos de leite
Sal, pimenta e noz moscada
1 copo de queijo parmesão ralado

modo de preparo


1. Numa panela media, derreta a manteiga. Quando ela estiver toda derretida, acrescente a farinha de uma vez só e mexa com uma colher de pau. Não deixe a mistura tomar cor mas cozinhe em fogo médio/baixo por uns 6 a 8 minutos para que o molho não fique com gosto de farinha. Adicione o leite, misturando sem parar. Se quiser um molho mais liquido, adicione mais um pouco de leite. Tempere com sal, pimenta do reino e bastante noz moscada. Reserve.
2. Pre-aqueça o forno a 200 graus ou ligue o grill do forno se você tiver um. Unte com um pouco de manteiga um pirex grande, onde vão caber todos os sanduiches lado a lado.

3. Passe manteiga nas fatias de pão e monte os sanduiches com o queijo de sua preferência. Eu usei dessa vez provolone de leite de búfala. Grelhe-os num grill ou frite-os numa frigideira untada com manteiga, e disponha todos os sanduiches em um pirex grande. Aperte os sanduiches um contra o outro para não haver muita sobre de espaço entre cada um. Despeje todo o molho branco por cima, espalhando bem por todo o pirex. Salpique o queijo parmesão por cima e leve ao forno por 20 a 25 minutos ou até ficar bem dourado. Sirva quente com uma salada.


1 comentários:

Vanessa Menezes disse...

Meu pai do céu! Faz isso comigo não Eliana. Grávida não pode ficar com muita vontade assim hein? Deu até agua na boca. Vou ter que fazer isso amanhã mesmo. bjo pra voce.

 

Água na Boca Template by Ipietoon Cute Blog Design