13 agosto 2011

Tortas de Tomates Assados e Orégano Fresco

Nesta receita foi usado 12 forminhas de 4 cm de altura por 7 cm de diâmetro.


ingredientes


2 ½ copo de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de sal
200 gramas de manteiga sem sal, gelada, picada em pedaços pequenos
¼ a ½ copo de água gelada
1,200 quilo de tomates maduros
1 cebola media
¼ copo de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de sopa de orégano fresco
1/3 copo de azeitonas em óleo, sem caroço
100 gramas de queijo de cabra, picado

Modo de preparo


1. Para a massa: na vasilha do processador, ponha a farinha e o sal e pulse ate combinar os dois ingredientes. Pare a maquina e junte a manteiga picada. Pulse o processador até a manteiga se misturar a farinha mas antes de formar uma massa homogênea, uns 10 segundos. Pelo tubo do processador, vá adicionando a água aos poucos e pulse até a massa ficar homogênea. Isso vai levar no maximo 30 segundos. É importante não processar a massa demais para não perder a qualidade na textura. Envolva em filme plástico e leve a geladeira por no mínimo 1 hora.

2. Pré-aqueço o forno a 200º C. Enquanto isso, lave os tomates, parta-os em dois e tire as sementes. Corte cada metade em mais duas partes e ponha tudo numa vasilha. Fatie a cebola e junte aos tomates.

3. Na vasilha com os tomates e cebolas, misture o azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Disponha num tabuleiro grande, espalhando bem para os tomates e cebolas assarem por igual, e leve ao forno por 30 a 40 minutos. Os tomates e cebolas têm que começar a ficar com as pontas douradas. Retire do forno e deixe esfriar antes de montar as tortas.

4. Após 1 hora (no mínimo) de geladeira, retire a massa. Retire o filme plástico e pegue um pouco de massa de cada vez. para forrar as forminhas. Eu faço uma bolinha de massa que ponho no fundo da forma. Aí vou abrindo-a com as pontas do dedo até forrar toda a superfície. Se isso não for conveniente para você, abra a massa toda com um rolo em superfici polvilhada de farinha, e corte 12 quadrados com uma faca afiada. Use cada quadrado de massa para forrar as formas. Reserve.

5. Quando o tomate e as cebolas estiverem assados e frios, comece a montar as tortas. Misture as azeitonas, o queijo e o orégano. Ponha metade dessa mistura no fundo das formas preparadas com a massa. Em seguida, ponha todos os tomates e cebolas assados. Por cima do tomate, ponha a outra metade da mistura de azeitona e queijo.

6. Asse a 180º 50 a 60 minutos ou ate a massa estar dourada. Sirva quente ou a temperatura ambiente. Essas tortas podem ser feitas de vespera.
fonte: Flávia Panjosa - do Simplismente Delícia







0 comentários:

 

Água na Boca Template by Ipietoon Cute Blog Design