08 junho 2010

Cannelloni di Baccalà alla Rucola Picante(canelone de bacalhau) para 4 pessoas

O preparo mais conhecido é à portuguesa, cozido com batatas. No entanto, para inovar no preparo do bacalhau, ai vai  uma receita diferente. Fugindo à tradição,a exclusiva receita do canelone de bacalhau, criada pela chef Silvia Percussi, do restaurante Vinheria Percussi, de São Paulo, SP.
O Cannelloni Di Baccalà alla Rucola Picante, é uma receita leve que mescla massa fresca, molho branco e bacalhau desfiado. As ervas, os tomatinhos e os brotos de beterraba coplementam e dão charme ao prato.

Ingredientes para a massa:
300g de farinha de trigo
2 ovos inteiros
Sal a gosto

Preparo:
Faça um monte com a farinha e coloque os ovos batidos no centro. Tempere com sal e vá misturando até obter uma massa homogênea e soltar das mãos. Cubra e deixe descansar durante 30 minutos.
Em seguida, abra a massa com a ajuda de um cilindro até chegar à espessura desejada. Corte então os quadrados de 10 cm x 10 cm. Cubra a massa fresca com um pano úmido.

Para o molho:
2 xícaras de rúcula de primeiro corte lavada e seca
Azeite quanto baste
2 colheres (sopa) de pinoli
2 dentes de alho
Queijo parmesão a gosto
Sal grosso a gosto

Preparo:
Em um liquidificador bata o alho com o pinoli, acrescente a rúcula, e em seguida o parmesão, o pinoli e o azeite até chegar à consistência fluida de um molho. Reserve.

Para o recheio:
1 cebola picada
1 dente de alho socado
500g de bacalhau desfiado já dessalgado
½ cálice de vinho branco
500g de molho branco
Ervas finas de sua preferência, frescas e picadas
2 colheres (sopa) de parmesão ralado
Azeite quanto baste
Pimenta do reino fresca a gosto
Sal a gosto

Preparo:
Em uma panela refogue o alho e a cebola no azeite, junte o bacalhau e refogue, regue com o vinho branco e deixe evaporar. Coloque o sal e a pimenta, em seguida acrescente o molho branco, até ficar com um molho encorpado não líquido, pois ele vai rechear a massa. Junte ainda as ervas e o parmesão. Reveja o sal e deixe esfriar.

Estenda um pano úmido sobre a superfície de trabalho. Em seguida pegue um a um os quadrados de massa e alinhe-os sobre o pano, sem sobrepô-lo. Coloque um pouco do recheio frio sobre cada retângulo e enrole. Em um refratário untado com manteiga disponha os canelones enfileirados e sobre estes coloque o molho de tomates.

Pincele a massa com manteiga sem sal e polvilhe um pouco de parmesão e leve ao forno pré-aquecido a 180°C para gratinar. Em seguida coloque o molho sobre a massa e sirva.

Vinheria Percussi

Rua Cônego Eugênio Leite, 523
Pinheiros, São Paulo, SP
(11) 3088-4920, http://www.percussi.com.br/

1 comentários:

✿MIUÍKA✿ disse...

Amiga,é sempre um prazer passear pelos teus blogs,estes de comidinha,atraiem-me (vá-se lá saber porquê)rsrs,tens tudo muito arrumadinho e fresco como já te disse.
Uma beijoka...Miuíka

 

Água na Boca Template by Ipietoon Cute Blog Design