27 julho 2009

Azeites aromatizados

Uma bela e deliciosa maneira de aproveitar todos os benefícios do azeite de oliva: aromatizá-lo! Uma técnica que aguça a criatividade de qualquer gourmet!
Estes azeites, usados com sabedoria, tranformam um prato simples em uma refeição inesquecível! São utilizados como molho, finalização de pratos e decoração.
Podem ser processados com o ingrediente de sabor (principalmente os usados em decorações) ou não. Normalmente, costuma-se aquecer levemente o azeite junto ao agente aromático.
Para guardar você terá que esterilizar bem os potes que usará! Para isto, ferva-os e deixe escorrer bem.
As ervas usadas devem ser lavadas e secas ao extremo. O azeite não deve conter umidade!
Passarei os três que mais utilizo: uma variação do azeite provençal; azeite de alho, tomilho e salsão e azeite de pimentas.
Para o primeiro, vocês usarão tomilho, alecrim, manjericão (em substituição a manjerona, característica do azeite provençal) e zester (raspas) de laranja. Aqueça levemente todos os ingredientes e passe-os para o vidro.
No segundo, como gosto muito da combinação tomilho e louro, uso-a em azeite, enriquecido com alho. Descasque o alho e ferva por 5 minutos. Aqueça uma panela pequena e toste ligeiramente o alho. Junte os demais ingredientes; aqueça brevemente e coloque no pote.
Aqui uma preciosa dica: deixe o tomilho secar e processe com louro (sem o talo central) e sal. Você terá um dos melhores sais temperados que conheço!
O terceiro é um azeite de pimentas, muito bom para ser usado em carnes. Use pimentas branca em grãos; preta em grãos; Jamaica em grãos; rosa em grãos e pimenta calabresa. Quebre-as um pouco e aqueça com o azeite. Passe para o recipiente.
Feito corretamente, durará 2 meses em geladeira. Não coloquei proporções…deve-se usar o bom senso. Ervas mais fortes em menor quantidade e mais suaves em maior. É uma questão pessoal!
fonte:http://obagastronomia.com.br

0 comentários:

 

Água na Boca Template by Ipietoon Cute Blog Design